sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

SÔDADE DI CABO VERDE

Um blog serve para partilhar paixões. Uma das minhas é Cabo Verde e a sua música. Começou em 79 e é uma paixão cheia de momentos fortes, amigos muitos, sôdade sem fim.

A minha relação com a extraordinária música caboverdeana começou em 79 no convívio com o falecido Cabral, assistente da TAP, e o seu conjunto “Cacimba da Madrugada” que me acompanhou de noite até ao nascer do sol numa serenata memorável de mornas e coladeras até à porta do velho hotel italiano do tempo da 2ª Guerra na Preguiça, Ilha do Sal.

Passa essa paixão pelas noites quentes da Prainha em que ouvi pela primeira vez a voz do Ildo Lobo e a música poderosíssima dos Tubarões com quem depois me cruzei em vários lugares do mundo e claro que também em Cabo Verde.

A Cesária já tinha alguns fans indefectíveis e eu inclusive, muito antes de ter sido descoberta pelo mundo.

Mas houve mais.

Delirei com o violino do Travadinha numa noite louca organizada pelo meu amigo Leão Lopes. Dancei quase até cair com o som do Zézé de Nha Reinalda e dos seus Finaçon .
Tremi ao ouvir gravações de Codé Di Dona.
Ri-me a bom rir com o Bana durante uma bruta briga de gente da terra com marinheiros coreanos na Pracinha do Mindelo e trago sempre muita música dele na memória.
Assisti a uma roda de mulheres da Cidade Velha a tocar batuque com uma força de fazer tremer a terra.
Ouvi e vibrei com a arte do Paulino Vieira por aqui e por ali.
Emocionei-me por ali e por aqui com a voz da minha muito querida amiga Celina Pereira. Abracei o Tito Paris e o Dany Silva e embarquei naquelas vozes que nos levam pelos sete mares do mundo.
Ouvi a jovem Lura e percebi que a música de Cabo Verde é um filão de alma grande que não tem fim.

Apanhei este disco de que vos falo agora. Nancy Vieira. Nunca tinha ouvido falar. É do melhor que tenho ouvido nos últimos anos. Há talvez um mês que o ouço todos os dias. É doce e forte. Vai direito ao coração e ao corpo. Dá para dançar e pensar. Como toda a tanta e tão boa música de Cabo Verde.

1 comentário:

Poesia Portuguesa disse...

Excelente esta narrativa. Fiquei com vontade de conhecer todas essa música...

Um abraço ;)