sexta-feira, 23 de maio de 2008

FALTA DE FORMAÇÃO E LEITURA

Estes dados passam impunemente na nossa imprensa porque também temos os hábitos de leitura mais baixos da Europa e sem leitura a cidadania reduz-se ao caciquismo, ao voto porque sim ou porque não.

Mas há mais.

Sem leitura o formação profissional não sai da cepa torta. E a economia continua a assentar na exploração de uma mão de obra mal preparada e,também por isso mesmo, mais barata.

Mas ainda há mais.

A nossa classe empresarial tem um déficite assentuadíssimo de cultura empresarial. Há muitos que ainda olham para a leitura como um coisa de intelectuais, gente que não faz nada, não produz.

Aliás, a história da renitência à leitura em Portugal, que é longa, resulta também de raramente termos tido uma classe dirigente informada, com sentido de serviço do povo e da nação e acetuada carência de modernidade.

Podíamos continuar mas este blog chama-se "Queridas Bibliotecas" e é às minhas queridas Bibliotecas e a todos os que aí fazem ninho, para lembrar a importância da nossa luta pelo incentivo à leitura que é também a luta contra a pobreza, pela cidadania, pela modernidade que parece tão distante.

Exige-se teimosia e cabeça erguida. Ler é entender, é crescer, é tomar as rédeas da ficção na nossa mão. Ler é reconstruir o romance da nossa vida de uma forma mais feliz.

1 comentário:

Licínia Quitério disse...

"Ler é reconstruir o romance da nossa vida de uma forma mais feliz." - tomei nota, Mestre.

Um beijo.