sábado, 14 de junho de 2008

UMA VASSOURA

O CULPADO

Declaro-me culpado de não ter
feito, com estas mãos que me deram,
uma vassoura.

Porque é que não fiz uma vassoura?

Porque é que me deram mãos?

Para que é que me serviram
se só vi o rumor do cereal,
se só tive ouvidos para o vento
e não apanhei a cerda
da vassoura,
ainda verde na terra,
e não pus a secar os talos tenros
e não os pude unir
num rosto dourado
e não juntei um cabo de madeira
à saia amarela
até dar uma vassoura aos caminhos?

Assim foi:
não sei como
a vida foi-se
sem que eu aprendesse, sem ver,
sem recolher e unir
os elementos.

Não nego nesta hora
que tive tempo,
tempo,
mas não tive mãos,
e assim, como podia
aspirar com razão à grandeza
se não fui capaz
de fazer
uma vassoura,
uma só,
uma?


PABLO NERUDA

Traduçao de José Fanha

Sem comentários: