segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

THE WEAVERS




Grupo americano famoso formado em Novembro de 1948 por Ronnie Gilbert, Lee Hays, Fred Hellerman e Pete Seeger e estão na base do impacto e da popularidade da música folk nos anos 50 e 60.

As suas canções de protesto, canções de apoio aos sindicatos americanos, as suas posições de esquerda valeram-lhes proibições, perseguições por parte do FBI e a colocação dos seus nomes na Lista Negra do chamado macartismo que anunciava os nomes daqueles a quem os estúdios de cinema, as cadeias de televisão e as gravadoras de discos, não podiam dar trabalho e que incluia nomes de actores, realizadores de cinema, músicos como Charlie Chaplin, Aaron Copland, Dashiell Hammett, Joseph Losey, Zero Mostel, Orson Wells, Dalton Trumbo, etc, etc.

Pete Seeger continuou a sua carreira a solo quando o grupo se disfez em 1952. No entanto, em 1955 o grupo voltou a juntar-se para cantar em público e em 1958 Pete Seeger voltou a sair por discordãncias diversas, nomeadamente quanto ao desejo de alguns elementos do grupo de aceitar canções de publicidade ao tabaco.

O grupo continuou a cantar e teve várias formações. Em 2005 receberam o Lifetime Achievement Award na entrega dos Grammys.

Sem comentários: