domingo, 9 de agosto de 2009

O LIVRO DAS SETE CORES



(Edição: Caminho, 2006)

"Não havia meio de acertarem:
- Eu é que te dei o nome - dizia a laranja.
- Eu é que te dei a cor - dizia o laranja.

E nunca mais se entendiam

..."

Conheci este livro na sua primeira edição de 1983 da Moraes editora. Perdi-o. Procurei-o desesperadamente. Porque foi dos melhores e mais belos livros de poesia para crianças que já tinha lido. Reencontrei-o nesta nova edição da Caminho e guardo-o como uma pequena preciosidade.

"Eu sou o verde.
Vim de um arco-íris e escorreguei
por dentro de uma gota de chuva.
..."

Os autores são dois queridos amigos com quem tive a felicidade de trabalhar em circunstâncias diversas. A Maria Alberta Menéres e o António Torrado, dois escritores que, desde os anos 70, deram dignidade e prestígio à literatura para a infância, contrariando os que a consideravam um género menor.

As ilustrações são simplesmente notáveis. Um trabalho de grande qualidade e modernidade do pintor Jorge Martins a demonstrar que as crianças têm de ser respeitadas e a elas também pode deve ser entregue o que de melhor as artes plásticas têm para oferecer.

"Tenho muitos inimigos.
Caluniam-me. Insinuam:
"Que seria do amarelo
se não houvesse o mau gosto?"
Fico amarelo de raiva.
e agora que, nesta tribuna,
tenho a grande oportunidade
de os desmascarar,
só lhes grito na minha voz clara:
gema
sol
ouro.

Com estes argumentos os desfaço."

Mais do que um livro temos aqui um porto de onde partir para investigar com os nossos meninos a maravilhosa mecânica das cores.

Sem comentários: