sábado, 15 de agosto de 2009

POEMAS DA MENTIRA E DA VERDADE



(Edição: Livros Horizonte, 1999)

O menino do contra
queria tudo ao contrário
deitava os fatos na cama
e dormia no armário.

A Luísa Ducla Soares percebe como ninguém o prazer e a necessidade que os meninos têm em usar a imaginação para transgrsir as normas e experimentar as coisas ao contrário, experimentan-lhes os limites, percebendo a lógca do seu funcionamento olhado do avesso.

Ese livrinho, do qual já conheci várias edições, tem sido dos que mais tenho usado quando vou às escolas do 1º Ciclo. E muitas vezes prolongo-o, ou prolongo a sua (i)lógica, propondo aos meninos que inventem coisas "ao contrário". Dá sempre resultados fantásticos.

Este é daqueles que deviam ser obrigatórios em qualquer biblioteca.

A ilustração.. Sabemos como a ilustração de livros infantis ganhou um protagonismo e uma qualidade plástica notáveis nos últimos anos. O trabalho de Ana Cristina Inácio está longe da grande onda de renovação da ilustração em Portugal. É ingénua, fora de época, e não estará ao nível da vitalidade do texto.

4 comentários:

dona tela disse...

Desculpe a ausência, mas este calor...

momentos disse...

Ah... Luísa Ducla Soares...Adoro a forma como escreve, já ofereci vários livros dela!
Já tive o prazer de a conhecer pessoalmente...uma Senhora! Extremamente simpática!

Mar Arável disse...

Continuas

uma instituição

de serviço público

em nome da poesia

Abraço amigo

Júlio Pêgo disse...

Se a imaginação é a melhor forma de conhecimento (Einstein), então trocar a verdade pela mentira, o real pelo sonho é um imperativo mágico e necessário à criança, ao poeta e à sanidade mental.