sábado, 17 de julho de 2010

A BONDADE, A INTELIGÊNCIA, O CONHECIMENTO

Um amigo meu teve a notícia feliz do nascimento do segundo neto. E foi assim que lhe deu as boas vindas dirigindo-se a ele e ao irmão:

"Queremos todos que sejam felizes, conheçam a vidaas dificuldades da mesma, e que saibam que studar custa , mas que é fantástico saber, é fantástico conhecer.

Queremos todos que saibam que a vida, esta vida, é a relação e a combinação do eu e do tu e que ninguém é capaz de tudo mesmo que a fama e o dinheiro julguem conquistar este mundo e o outro.

Queremos todos que os nossos netos saibam ser humildes nas vitórias e solidários nas derrotas e que saibam que aqueles que julgam ser o centro do mundo não têm nem a consciência do transitório, nem a percepção do efémero.

Queremos todos que entendam que têm de contar com as circunstâncias e a sorte e que a liberdade individual consiste, em regra, na limitação do poder do destino.

Queremos também que percebam, que percebam sempre, que inteligência e bondade se confundem. Sempre se confundiram e sempre se confundirão Qualquer que seja o percurso da vida profissional que se exerça.

Queremos, enfim, que interiorizem, que nunca se esqueçam que, ao contrário do que se escreveu, há difertença, há verdadeira diferença entre a Gioconda e uma garrafa de Coca-Cola. mesmo que só esta última seja patrocinadora de um Mundial de futebol!"

O meu amigo, e camarada de Colégio Militar, chama-se Fernando Seara e o texto veio publicado no jornal A Bola no último domingo, dia 11 de Julho de 2010.

Sem comentários: