domingo, 25 de julho de 2010

NA TERRA DOS "BONS DIAS"



O Alvito é uma das terras do meu encanto.

O branco do casario, o castelo transformado em pousada, a planície, como um mar amarelo e verde a perder de vista.

Amo a quietude, a pedra do calor de Julho e Agosto, o cante que se solta das tabernas ao fim do dia.

Sinto-me irmão dos vestígios mouros e godos, do fortíssimo renascimento presente na Matriz e em dezenas de portais de pedra nas casinhas da Vila.

Esta é, também o sei, a terra de um belíssimo poeta que é bom relembrar sempre, Raul de Carvalho, nascido em 1920 e falecido em 84. O Adriano Correia de Oliveira cantava o seu poema



Aqui vieram procurar sossego e algum retiro grandes amigos meus. O Alípio de Freitas, o Xico Fanhais, o Camilo Mortágua. Gosto mutio de os visitar e pegar-me à conversa com eles para lhes ouvir as histórias da vida.

Mas é gente inquieta. Às vezes estão, outras não. O Xico anda por aí a cantar, O Alípio foi ao Paraguai e à Bolívia para ver ao vivo as voltas que as novas democracias estão a dar por lá. O camilo anda sempre metido em projectos e sonhos. O AP Braga, cantor de baladas nos anos 60, aparece por aí ao fim de semana.



Uma das coisas que adoro no Alvito (e julgo que é hábito de todas as pequenas terras alentejanas) é o hábito das pessoas, por mais que passem umas pelas outras, dizerem quantas vezes for preciso: bom dia, boa tarde, boa noite.

Ao primeiro bom dia fico alapardado, espantado, confrontado com a solidão urbana, que ainda trago aos ombros, de não ver os seres humanos à minha volta e não lhes falar.

Mas rapidamente me integro na respiração da terra e reencontro o prazer de dizer bom dia, boa tarde, boa noite.

Bom dia, Alvito.

Bom dia a todos, vizinhos do planeta terra.

2 comentários:

Teresa disse...

Boa tarde,meu amigo!
Que bom sabê-lo em férias. E num destino belíssimo. O sempre maravilhoso Alentejo!Confesso que me sinto um nadinha invejosa!
E agora reparo,a sua escrita está impreguenada de sotaque Alentejano!

Beijinhos,
e férias encantadas!

Maria disse...

Boa tarde e boa noite.
Com a voz do Adriano ao fundo...

Beijo.