terça-feira, 23 de novembro de 2010

SALTA FOLHINHAS



Algumas pequenas livrarias existem, ou persistem, ou resistem pelo país fora, à margem dos grandes grupos e dos Centros Comerciais onde se repetem os best-sellers e raramente encontramos espaço para o requinte verdadeiro do livro que sabemos que poucos comprarão mas que é precioso.

Gostava de falar delas. À medida que as vou conhecendo. Porque os verdadeiros amantes dos livros e da leitura tendem a encontrar-se mais tarde ou mais cedo.

Estas pequenas livrarias sobrevivem graças aos amigos que passam palavra e lá vão à procura de livros mesmo especiais. Sobrevivem ainda graças a actividades de animação no seu espaço e da capacidade de responder às necessidades de Escolas e Bibliotecas na sua zona geográfica.

As pessoas que põem estes espaços a funcionar, e a brilhar, e a persistir, sobrevivem com muito trabalho, muita dedicação e alegria. E merecem toda a nossa ternura. Porque também eles mostram que há lugares de felicidade muito ara além dos espaços leofilizados e passados a papel químico da globalização.

A Salta Folhinhas fica na Rua de António Patrício, 50, perto da Boavista no Porto, a poucas centenas de metros da Casa da Música. Já tem 6 anos de idade. Costuma ter actividades diversas para criança ao fim do dia e ao fim de semana. A proprietária é a Teresa Cunha. É um espaço caloroso e cheio da magia dos bons livros para crianças.

Passem por lá e levem os meninos. Vale a pena.

Sem comentários: