quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ILUSTRADORES - HENRIQUE CAYATTE



O Henrique é muito mais que um ilustrador. Além de professor universitário é um designer de comunicação. Quer isto dizer que tem trabalhado em tudo quanto é comunicação em espaços urbanos, organização de percursos e exposições, autor de projectos gráficos na imprensa e no livro, autor de cenários para teatro, etc, etc.



É longa a lista de trabalhos do Henrique. Aqui vão alguns deles:

- Autor do projecto gráfico do jornal !Público", editor e ilustrador até 2000.
- Co-autor do sistema de sinalética e comunicação da EXPO ‘98.
- Responsável pelo design dos Pavilhões de Portugal na exposição mundial Expo ’98, e nas exposições universais de Hannover 2000 e Aichi 2005. Comissário e designer da exposição “Cassiano Branco – uma obra para o futuro”, “Liberdade e Cidadania – 100 Anos Portugueses”
- co-comissário e designer da exposição “Engenharia Portuguesa do Século XX” e comissário principal e designer da exposição “Arquitectura e Design de Portugal 1990-2004” na Trienal de Milão
- Autor do design da revista Egoísta entre outras publicações
- Autor do design global do novo Passaporte Electrónico Português e do Cartão Único de Cidadão.
- Recebeu inúmeros prémios entre os quais o Prémio Nacional de Ilustração em 2000.



Conhecemo-nos e cruzamo-nos de vez em quando. Trocamos sorrisos e abraços. Admiro muito a consistência do seu trabalho e a marca pessoal que imprime às ilustrações dos livros para a infância que lhe conheço e ando atento porque o Henrique é daquelas pessoas que veste o nosso quotidiano e muitas vezes nem damos por isso.


2 comentários:

Vera de Vilhena disse...

Uma bonita e justíssima homenagem, Fanha! Um abraço letrado e bem ilustrado :)

JOSÉ FANHA disse...

Obrigado pelo abraço, querida Vera. Acho que e um dever lembrar os nossos melhores numa profissão cujos nomes se apagam mesmo perante os profissionais do livro