segunda-feira, 18 de março de 2013

LEONEL NEVES




Leonel Neves, poeta algarvio com obra deliciosa para crianças, tem sido esquecido. Como outros escritores que tiveram uma produção discreta mas de grande qualidade nos anos logo anteriores e logo posteriores ao 25 de Abril. E lembro os casos do Tóssan ou do Carlos Pinhão.

Na estreia do "ZARABADIM", encontrei a Ana Neves, filho do Leonel, que comigo partilhou as tábuas do palco em 1969 numa peça famosa na época "O RACISMO NÃO EXISTE" levada a cena n Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.

A Ana Neves ofereceu-me um livrinho de poemas póstumos do pai. Vou trazer alguns para aqui. Mas antes quero lembrar a delicadeza e ironia doce da sua poesia para crianças.



(copiado do blog peregrinacultural.wordpress.com)


GIRAFA

Leonel Neves


Tenho pena da girafa
de pescoço grandalhão:
- Como é que a pobre se abafa,
tendo uma constipação?

Coitadinha da Girafa!

Quando eu me constipo, posso
arranjar um cachecol.
Mas com aquele pescoço…
Safa!
Pobre da Girafa!
- Vou oferecer-lhe um lençol.



Em: Bichos de trazer para casa: poemas para crianças, Livros Horizonte: 1981, 3ª ed.

Sem comentários: