terça-feira, 6 de janeiro de 2015

MATILDE, MATILDINHA

Matilde, Matildinha, a querida Matilde de meninos e escritores, ficou muito mais conhecida como escritora para a infância do que como poetisa para adultos.

Não deixou obra vasta neste campo.Mas é importante visitá-la pois pertence a uma geração de mulheres que marcou sigmnificativamente a sua presença como uma uma força na poesia portuguesa.


MATILDE ROSA ARAÚJO (1921-2010)


MEU PAÍS


Meu país turístico de doce clima tão frio
De negras neves a caiar os montes
E os prados cansados
Tenho uma capa de degredo larvas de água triste
Nos cabelos húmidos
E pés descalços pelos sapatos do desengano
Meu país de água com o mar à beira
Meteste-me no fogo do ventre um coração parado
Pelas águas geladas de poluídos rios e gastos mares
E sou (fui) a emigrada presente que nem parte nem partiu
Não partirá
Arbusto mal plantado no suicídio do vento
Cobrindo o rosto com as folhas das mãos

Sem comentários: