sexta-feira, 13 de março de 2015

OS CAMELOS


O meu querido amigo Maurício Leite trouxe-me do Brasil sete-livrinhos-sete da excelente obra de Sidónio Muralha para crianças. Pois cá vão alguns desses poemas e uma notícia da vida de um homem que vale a pena recordar.



OS CAMELOS


No deserto
no deserto,

cem camelos,
mil camelos.

De longe e de perto
todos dizem ao vê-los:

- Como pode ser deserto
se está cheio de camelos?


Sidónio Muralha foi um escritor português com obra significativa como poeta e autor de histórias e poesia para a infância(Lisboa 1920-Curitiba1982).

Pedro Sidónio de Aráujo Muralha nasceu a 28 de Julho de 1920, no bairro da Madragoa, em Lisboa, filho do jornalista e escritor Pedro Muralha.

Ainda muito jovem colaborou com revistas e publicações literárias de algum modo associados ao que viria a ser o neo-realismo português (como por exemplo "Mocidade Académica" e "Solução").

Em 1941, incentivado por Bento de Jesus Caraça, publicou o seu primeiro livro de poesia: Beco. Integrou o movimento neo-realista e os agrupamentos lisboetas desta corrente literária, onde em conjunto com Armindo Rodrigues, Joaquim Namorado, Fernando Namora ou Mário Dionísio foi uma das figuras de proa. Com a obra Passagem de Nível (Coimbra, 1942) fez parte do chamado Novo Cancioneiro, colecção que reuniu obras poéticas de vários autores contestatários do regime salazarista.

Em 1943, desembarca no Congo Belga, em exílio voluntário, para onde partiu com Alexandre Cabral. Nesse país, chegou a ser diretor geral da Unilever Internacional (em Lisboa, Sidónio Muralha estudara Ciências Económicas e Financeiras, mais tarde, cursou Administração de Empresas na Universidade de Louvain, na Bélgica). Em 1944, casou, por procuração (ela em Portugal, ele no Congo) com Maria Fernanda d’Almeida. O casal terá quatro filhos: Alexandre, José Ricardo, Beatriz e Mário Jorge. No Natal de 1949 volta a Portugal, publicando nesse ano a segunda edição de Beco - Passagem de Nível em volume conjunto e no ano seguinte uma obra magistral do seu percurso poético Companheira dos Homens. Ambas as edições de autor contaram com ilustrações da capa do pintor Júlio Pomar com quem manteve uma duradora amizade. Ainda em 1950, com desenhos de Júlio Pomar e músicas de Francine Benoit publica o seu primeiro livro de poemas para crianças: Bichos, Bichinhos e Bicharocos.

No ano de 1960, face aos acontecimentos tumultuosos na vida social do Congo Belga, a família Muralha regressa à Europa fixando residência em Bruxelas durante dois anos. Neste período, continua a trabalhar para a Unilever, viajando constantemente pelo mundo, Muralha estagia e trabalha em Bafatá, (Guiné-Bissau), Ostende, Dakar, Londres e Paris.

No início dos anos 60, Sidónio Muralha chega ao Brasil, país que viria a adoptar até ao fim da vida.

(Continua)

Sem comentários: