segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ACREDITO


Tenho de confessar que sou admirador do escritor David Machado e um leitor atento e entusiasta da sua obra quer seja do lado do romance quer seja do lado da literaturainfanto-juvenil.

Aliás, acaba de ser reconhecida a sua qualidade como romancista, tendo sido um dos 12 vencedores do Prémio da União Europeia para a Literatura para autores em início de carreira, com o romance "Índice Médio de Felicidade".

Quando falo de literatura infanto-juvenil é preciso sublinhar a palavra literatura. Tem sido costume olhar para a literatura infanto-juvenil como uma sub-literatura. Uma coisa menor.

Disto têm culpa os que misturam literatura e historinhas de 3 o pataco, por vezes com linhaqs narrativas muito bem intencionadas e cheias de estrelinhas, e peixinhos e outros inhos que tal. Disto tem também culpa quem não se preocupa com a qualidade da sua escrita pensando que, se é para crianças, qualquer coisa serve.

David Machado é um autor de literatura infanto-juvenil na linha de Matilde Rosa Araújo, Manuel António Pina ou António Torrado.

Este seu último livro, feito a meias com o excelente ilustrador que é Alex Gozblau, é uma verdadeira pérola.

As palavras são poucas. Talvez tudo se possa resumir a uma palavra: "Acredito". O resto é um encanto para a vista e um feixe de rios por onde o menino e o pai ou a mãe podem caminhar para dentro da poesia, na construção dos valores humanos indispensáveis ao crescimento dos nossos meninos.

Sem comentários: