segunda-feira, 10 de agosto de 2015

AN A MARIA MACHADO

Eu sabia que Ana Maria Machado é uma importantíssima escritora brasileira.

Resistente activa à ditadura brasileira. Presa e exilada na Europa.Integra a Presidência da Academia Brasileira de Letras. Premiada em 2000 com o Prémio Hans Christian Andersen, o mais importante prémio atribuído no mundo à literatura infantanto-juvenil.


O maior prazer foi conhecê-la pessoalmente quando aqui esteve emn Fevereiro durante o 1º ENCONTRO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DA LUSOFONIQA (atenção que o 2º está quase a ser anunciado).

Como é que ela é? Ana Maria Machado é uma mulher. Nem assim nem assado. Apenas uma grande mulher. E uma grande escritora. Conversei muito com ela. Fui à televisão com ela. Aprendi com ela. Acompanhei-a a uma escola onde conversou e contou as suas histórias aos nossos alunos. Deixou-os encantados.

A sua obra é muito extensa. Disse-me ela que em traduções já vendeu cerca de 22 milhões de livros no mundo!!! Mas pouco ou nada se vendem em Portugal. Nem o seus livros nem os dos autores brasileiros em geral.

Os portugueses no Brasil não têm também grande sorte. Há que desfazer estes nós que impedem a circulação da narração em língua portuguesa e dos riquíssimos e tão diversos imaginários cuja diversidade só nos engrandece. Para isso nasceu e vai continuar o ENCONTRO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DA LUSOFONIA.

Entretanto, quem conseguir encontrar um ou dois dos raros livros de Ana Maria Machado em Portugal, não exite. Compre-o. Compre muitos exemplares. Ofereça aos filhos, aos netos, aos pais, aos presidentes, aos ministros da educação e da deseducação e...

O Pavão do abre e fecha é uma delícia. Às vezes aparecem alguns exemplares nos recantos mais obscuros de algumas feiras do livro.

Sem comentários: